O Skate como ele é..

9 de set. de 2010


Me lembro da primeira vez que vi um vídeo do Rodney Mullen, aquele do Tony Hawk’s Pro Skater  4. Pensei que era coisa do vídeo-game ainda. Na minha mente não era possível algo como aquilo ser verdade. E então, procurei saber mais sobre o Skate; sobre o Freestyle, na verdade.


[Rodney Mullen’s Part – THPS 4]
Assisti vídeos como Globe – Opinion, Bones Brigade, Public Domain. Nossa, tinha encontrado algo que realmente me fazia feliz, o Freestyle Skate.
Com o tempo, assim como todos os skatistas, acredito eu, fui desviando do Freestyle e acabei indo pro Street. Daí foram novas descobertas. Descobri como é deslizar em um corrimão, como é descer em uma rampa, varar uma 45, remar remar e remar.
Aprendi as manobras que eu quis, criei o meu próprio estilo, diferenciei-me dos outros skatistas, até porque ninguém é igual a ninguém.

Freqüentei e ainda freqüento pistas e picos, fiz muitas amizades, muitos amigos. Aprendi como lidar com o público, preconceito, polícia, família,  enfim..
Vi que dentro do skate, existe uma outra família totalmente diferente daquela que está em nossa casa (a menos que seja uma família de skatistas..)
O mundo do skate é um lugar onde a amizade manda, a humildade reina e o talento vem com a persistência;
O talento deve-se a junção de habilidade + humildade. Porque não adianta nada um cara ter um puta talento, saber muitas manobras, mas não tiver um pingo de humildade.
Muito disso se vê em pistas de skate por ai, por exemplo, os caras  se acham “donos do pico” e não dão espaço algum para aqueles que estão no começo, por acharem que estes estão sempre ‘atrapalhando’. Isso é falta de humildade.

Claro que um skatista tem que se auto-reconhecer, tem que saber quais são suas habilidades e seus limites. Humildade não está no ato de se auto-flagelar-se, não tem nada a ver com ser foda e sair dizendo que é um merda só pra ganhar ‘respeito’. Humildade é saber colocar-se no seu lugar, é não querer tirar vantagem de tudo e de todos.
Acho que quando o skatista entende a verdadeira essência do Skate, a humildade aparece automaticamente.
Sempre sonhei em ter uma pista só pra mim, no meu quintal, nem que seja só um quarter, uma 45 e um corrimão, ou só um flat para poder praticar o Freestyle sossegado. Acredito que todos os skatistas do mundo querem isso, felizes são aqueles tem.
Mas como tudo na vida, tudo que vem fácil demais, ninguém dá o valor necessário. Ainda é praticamente impossível viver de skate no Brasil, há muitas dificuldades, porém, temos que sempre continuar lutando para melhorar esse esporte que é muito mais que um simples esporte, é skate!
 Hoje, entendo que o skate é algo maior do que a televisão mostra, é mais perigoso do que os nossos pais falam, é mais marginalizado do que a polícia acha, é melhor do que os skatistas dizem.

Renan D. Pereira

0 comentários:

Postar um comentário

Liberdade de Expressão aqui é Lei!

Visitas

Followers